Ofertas de livros e muito mais

domingo, 9 de agosto de 2020

Uma Homenagem aos Verdadeiros Pais

“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Provérbios 22:6)


Ser pai é uma grande bênção que é concedida pelo Senhor. Mas ao mesmo tempo, é também uma responsabilidade, porque a vontade de Deus é que um pai eduque os seus filhos no caminho certo e no conhecimento da Sua Palavra – “Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar” (Deuteronômio 
Um pai presente é como a luz que guia o peregrino durante sua longa jornada, ajuda a escolher o melhor caminho, oferece o conforto e calor, dá abrigo e segurança nos momentos mais difíceis da vida. Reconhecer essa luz é a recompensa maior que um pai e um filho podem receber em suas vidas. Infelizmente, nos dias atuais achar um homem que possa ser chamado realmente de pai e exemplo de pessoa está quase que impossível, porque a maioria dos “homens” de hoje só querem fazer filhos e não assumir, mas ainda existem pais que valem a pena homenagear.


No segundo domingo do mês de agosto é comemorado, no Brasil, o dia dos pais. Apesar que o dia deles são todos 365 dias do ano, pelo menos um foi separado para ser especial. Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Os pais foram homenageados pela primeira vez nos Estados Unidos. Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais. No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família, segundo doutrina Católica. Sua data foi alterada para o segundo domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.



Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição. Na Itália, Espanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

Um grande exemplo de pai na bíblia é o próprio pai adotivo de Jesus. Jesus era conhecido no meio do povo como “filho de José” – “Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José” (João 1:45) e “filho do carpinteiro” – “Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?” (Mateus 13:55). De seu pai adotivo, Jesus herdou o título de “carpinteiro”, por ter aprendido sua profissão. Certamente Deus escolheu um homem íntegro para fazer parte da vida de seu Filho. José sabia que Jesus não era seu filho fisicamente, mas o amou como um verdadeiro pai. Pai não é aquele que somente gera, mas aquele quem dá amor e ensina o caminho certo da vida.
A primeira característica que marca a vida de José é o seu temor a Deus. Ser temente a Deus não é ter medo e sim um amor profundo. José tinha uma vida de oração e levava sua família ao templo todos os anos na páscoa – “Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa” (Lucas 2:41). Por tão temente, o Senhor o visitou em sonho três vezes para orientar o seu futuro. Primeiro sonhou com um anjo lhe dizendo para assumir Maria e a criança - "Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo" (Mateus 1:20). Depois o anjo lhe apareceu novamente em sonho ordenando que fosse para o Egito - "Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar" (Mateus 2:13). Num terceiro sonho o anjo lhe disse que poderiam voltar - "Tendo Herodes morrido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel" (Mateus 2:19). Todo este roteiro de sonhos e viagens mostra que era alguém que tinha grande intimidade com Deus.
Ser um pai temente a Deus é ter uma vida de oração, buscar sempre a vontade de Deus em tudo. Viver na presença de Deus é a melhor forma de um pai abençoar sua família. Outra característica de José é sua responsabilidade que se destaca entre seus adjetivos. Primeiramente se percebe pelo fato de estar desposado com Maria – “A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria” (Lucas 1:27) assumindo seu compromisso de constituir uma família. José cumpriu sua obrigação civil e foi fazer o recenciamento na época e no lugar certo, mesmo diante da dificuldade de ter sua esposa grávida. Além disso, José assumiu a paternidade pública de Jesus recebendo Maria como esposa. Ser conhecido como carpinteiro também denota que era um homem trabalhador e bom profissional e também ensinou a profissão para seu filho. Deu educação a seus filhos provavelmente em casa, pois Jesus sabia ler e escrever – “Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler” (Lucas 4:16). O exemplo de um pai ensina muito mais que suas palavras.
A terceira característica marcante em José é a sua obediência a Deus, por isso foi chamado de justo – “Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo” (Mateus 1:19). Obedeceu à lei levando Jesus para ser circuncidado ao oitavo dia – “E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor”“ (Lucas 2:22). Não havia coabitado com sua noiva antes do casamento – “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito” (Mateus 1:18). Somente depois do nascimento de Jesus é que recebeu Maria como sua mulher. Por um instante José foi tentado a deixar Maria com as melhores intenções de livrar sua noiva de um castigo infame. Contudo, assim que recebeu mensagem do anjo, obedeceu imediatamente recebendo Maria como esposa e o filho como se fosse seu – “E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito” (Mateus 1:24). Até o nome da criança José obedeceu e colocou como mandou o anjo. Desde os lugares onde morou com sua família até cada detalhe de sua vida foram em obediência à orientação de Deus.
Quando o pai é obediente a Deus, os filhos são obedientes ao pai. Se o pai não obedecer a sua liderança, os filhos não saberão obedecê-lo. Muitos pais sacrificam seus filhos por não ensinar obediência, pois “obedecer é melhor que sacrificar” – “(...)Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra?” (I Samuel 15:22). Por isso é importante buscar em tudo a “boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Um pai sabe o que é melhor para o filho e precisa ensinar a ser obediente em tudo.


Nossos pais são nossos heróis, presentes de Deus em nossas vidas. Homenageie seu pai neste dia e nunca fique pensando que os conselhos deles estão arcaicos demais para sua vida.

Para todos os pais e para o meu pai José Queiroz em especial, deixo uma pequena mensagem:
Ser pai é um pouco da presença de Deus em nossas vidas. Corrige quando necessário, protege quando precisamos, perdoa quando não correspondemos aos seus sentimentos.

Ser pai é acima de tudo ser o amigo de todas as horas. É estar sempre próximo, acessível, buscando sempre estar presente em nossas vidas.


Ser pai é uma missão divina, que coloca o ser humano próximo de seu criador, pois assim como o Ser Supremo que nos guia, o pai deve ser o farol dentro da vida de seus filhos, encaminhando-os no difícil trilhar dessa existência.

Sabe Papai,
Agradeço a Deus por tua preciosa vida, por ter dedicado o teu precioso tempo para cuidar de mim. Tudo o que hoje sou devo a ti meu papai querido.
Hoje, olhando para o senhor, percebi que tens um semblante cansado e sofrido, mas que ainda continua sendo um herói, sim! O herói do meu coração.
Sei que Deus te deu forças para chegares até aqui, pois não foi fácil para o senhor , quantas barreiras enfrentastes? Meu querido papai, quantas vezes não te obedeci e te fiz sofrer, quantas vezes tive o seu perdão? Saiba que eu te admiro muito por ter sido sempre corajoso, por sempre ter cumprido suas promessas e acima de tudo, por ter sido um pai de caráter em quem eu pude me espelhar. Obrigada também por ser o papai da minha filha. O senhor que está presente em todos os momentos da vida dela e também a ama incondicionalmente. Por isso, e muito mais te agradeço meu... Paizão do coração.


Que o Senhor Jesus possa iluminar e abençoar cada vez mais os nossos pais.

Quero também destacar os pais espirituais que são aqueles que geram os filhos em Jesus Cristo. São aqueles que amam seus filhos e por isso transmitem-lhes com amor e carinho o legado da fé. Estou falando dos pastores que muitas vezes nos acompanham, pagam o preço pelas nossas vidas e ainda dão amor, ensinamentos, correções, apoio, e muito mais. Recomendo ler "Dia do Pastor - Minha Gratidão  

 ". Destaque para os meus pastores do coração: Pastor Ricardo Júnior,Pastor Evenos Luz, Pastor Valter Júnior, Pastor Jorge Teles, Pastor Raimuno e Evangelista Paulo Andrade

E para aquelas pessoas que não têm um pai físico, lembrem-se que temos Um Verdadeiro Pai que nunca nos desampara e para Ele seja toda Glória, Toda Honra, Todo Louvor e Toda Exaltação. Te amo, Meu Pai Eterno e Todo Poderoso.
Feliz Dia dos Pais!!!
Graça e Paz de Jesus
Leia também:

4 comentários:

  1. Hoje não tenho mais meu pai presente, mas posso dizer que muito do que há de bom em mim aprendi com ele. Por isso sou grata a Deus por Ele ter me possibilitado ter tido um pai que cuidou de mim. E minha oração hoje é que os pais se façam presente na vida de seus filhos e que os filhos valorizem seus pais. Devemos nos lembrar que há promessas de Deus para os que honram seus pais.

    "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá." Êxodo 20.12

    Feliz dia dos pais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém minha irmã. E pelo que conheço de você, o seu pai realmente foi um homem muito honrado, pois soube educar a filha como ninguém. Parabéns.
      Graças a Meu Deus, meu pai ainda cuida de mim e da minha filha, devido tudo que já passei na minha vida e com certeza Deus sabe de todas as coisas pois Ele sabia que eu precisaria de um pai como o meu ao meu lado para lidar com a perda da visão. Deus seja louvado.
      Oremos sim pelos pais de hoje e pelos filhos também porque cada dia mais essa relação está se tornando escassa.

      Que Jesus continue te iluminando e abençoando sua vida.

      Graça e paz de Jesus
      Bjsss

      Excluir
  2. Sem palavras para agradecer por estar incluso nessa galeria, mesmo sem merecer.
    Parabéns ao seu pai, e a todos os pais dos nossos relacionamentos.
    Na falta de palavras, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Pastor, o senhor não tem noção o quanto tem me ajudado, mesmo em tão pouco tempo de convivência. Seus ensinamentos, a maneira como nos conduz a reconhecer nossas falhas e buscar melhorar a cada dia faz uma grande diferença em minha vida. Infelizmente, a pandemia ainda não nos deu chance de maior aproximação, mas mesmo distante, o senhor tem carinho e cuidado por cada ovelhinha e não poderia deixar de agradecê-lo por isso. Deus sabe de todas as coisas e por isso que te enviou pois precisávamos de orientação no caminho de Deus e o senhor faz isso com sabedoria e dedicação. Merece sim estar na galeria de quem faz a diferença. Parabéns pelo seu dia. Deus abençoe!

      Excluir