Ofertas de livros e muito mais

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Respeito e Homenagem Aos Nossos Avós


“A beleza dos jovens está na sua força, e o enfeite dos velhos são os seus cabelos brancos”. (Provérbios 20:29)


            Estamos vendo o crescimento da população pertencente á terceira idade em nosso país. Também tem aumentado as ofertas destinadas á eles como viagens, planos de saúde, ginástica, trabalho, estudos, etc. Mas e quanto ao respeito aos idosos? Tem seguido esse aumento? Infelizmente é possível acompanhar em telejornais o descaso com nossos velhinhos, por até mesmo, membros da família, não convém que seja assim. Precisamos transmitir ás nossas crianças a importância e  valor dos velhinhos. Se eles não estivessem aqui, estaríamos nós?


Em todas as épocas os avós sempre foram o fator decisivo para a harmonia e a preservação da tradição da família. Eles sempre foram carinhosos, instrutores, apoiadores dos filhos, contadores de histórias, orientadores e até mesmo divertidos — funções psicológicas, sociais e espirituais de máxima importância. O que é questionável como a nossa sociedade pode se dar ao luxo de descartar aliados tão poderosos e versáteis como os avós?


Já houve época em que os avós eram a base que unia a família, principalmente entre o povo israelita. A Bíblia ordenava ao povo que tivesse respeito e grande estima pelos idosos – “Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, tema o seu Deus. Eu sou o Senhor.” (Levítico 19:32).
 Aos avós eram reservadas consideração e honra muito especiais — “Mas, se uma viúva tem filhos ou netos, aprendam eles primeiro a exercer piedade para com a própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus.” (I Timóteo 5:4).


No dia 26 de julho, no Brasil e em Portugal, é comemorado o Dia dos Avós. Esta data foi escolhida em razão da homenagem ao dia de Ana e Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Segundo os historiadores, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre oravam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Ana morreu quando Maria tinha apenas três anos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser mãe de seu filho Jesus Cristo. Pequenas informações (manuscritos em fragmentos), sobre os avós de Jesus, aparecem no Livro Apócrifo de Tiago, conhecido também por Evangelho Secreto de Tiago, escrito provavelmente no ano 150. Registros históricos mencionam que em 1889, na cidade de Jerusalém, foram encontrados os túmulos onde Joaquim e Ana foram enterrados.


Os avós são pessoas ligadas a nós através de laços consanguíneos, pois são os pais dos nossos pais. Assim, cada pessoa tem quatro avós, sendo uma avó e um avô paterno e uma avó e um avô materno.
Os avós merecem consideração e respeito, pois já viveram muito, possuem grande experiência de vida e podem transmitir muitos ensinamentos a todos de sua família. Por isso, ganharam uma data especial, para que fossem homenageados.
Temos um exemplo interessante sobre a influência dos avós nas escolhas das crianças na vida de Timóteo.

Timóteo foi um jovem líder da Igreja Primitiva. Muito provavelmente ele nasceu em Listra, uma província romana da Galácia. Juntamente com Derbe, essa província é designada em Atos 14:6 como “cidades da Licaônica”. Outra possibilidade para a cidade natal de Timóteo é justamente Derbe, porém Listra é mais amplamente aceita.
O pai de Timóteo era grego, porém sua mãe, Eunice, e sua avó, Loide, eram Judias (Atos 16:1) (II Timóteo 1:5). Provavelmente elas se converteram durante a primeira passagem do apóstolo Paulo por Listra e Derbe (Atos 14:6-22). Timóteo, apoiado na fé da mãe e da avó, conheceu as Escrituras Sagradas, e isso o tornou sábio para a salvação. Quanta criança não tem mãe e avó como Eunice e Lóide?! Hoje em dia, infelizmente, .

MOTOROLA - CELULARES - Família Moto G

O Dia dos avós é uma data comemorativa muito especial e, normalmente, eles são mais que merecedores de receber todo nosso amor e carinho, afinal, os avós são considerados os nossos segundos pais.
Eternas figuras humanas que hoje queremos homenagear, contemplando com carinho os cabelos brancos, o profundo olhar, as rugas na fronte e na face, sinais da experiência e memória de tantos anos vividos. Que bom poder ouvir com atenção os sábios conselhos, as palavras fartas, indicadoras de novos horizontes em nossa vida.
Queremos tocar e sentir a energia que suas abençoadas mãos transmitem, e hoje, ainda semeiam os frutos da experiência de vida. Queremos abraçá-los e também aplaudi-los, com muita emoção e ternura, pedindo a Deus que os abençoe e lhes conserve a saúde. A esperança nos leva a crer que outros dias lindos acontecerão, pois vocês são frutos da mais bela obra que Deus colocou na nossa história.

Feliz Dia dos Avós!!!

Leia também essa interessante história que nos faz pensar muito sobre o carinho e o respeito que devemos ter com nossos avós!



Graça e Paz de Jesus!!!



2 comentários:

  1. Obrigado minha querida pela homenagem linda, sou avó de 5 lindos netinhos, que Deus te abençoe sempre, beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém minha querida. Parabéns pelos netinhos. Leio as postagens no seu blog e fico encantada com tudo que você faz. Ganhou uma admiradora...
      Nossos queridos avós merecem muito essa homenagem porque acredito que o amor deles é maior do que amor de pais pois vivo isso com meus pais e minha filha.

      Desejo que o Senhor Jesus conceda todos os desejos do seu coração, segundo a Vontade do Nosso Pai. Muitas bênçãos e felicidades para você e toda a sua família.
      Bjsssss

      Excluir