Ofertas de livros e muito mais

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Por que o Natal?

Enfim dezembro chegou e todos se preparam para as alegrias do Natal. Mas qual é o verdadeiro significado do Natal?
São os presentes debaixo da árvore, as luzes nas janelas, os cartões de natal, jantares com familiares e amigos (peru de natal?), meias penduradas na sala de estar e gritos de “Feliz Natal” para aqueles que passam nas ruas? Isso é verdadeiramente o Natal de Jesus?
Por outro lado, para muitas pessoas, o Natal é um momento de tristeza. Eles não têm dinheiro extra para comprar presentes para seus filhos, familiares e amigos. Muitos estão entristecidos na época do Natal quando pensam em seus entes queridos que não poderão voltar para casa por várias razões. Muitos estão doentes e internados em hospitais.

No entanto, o Natal pode ser uma estação de grande alegria. É um tempo em que Deus mostra o Seu grande amor por nós. Pode ser um momento de cura e de força renovada. O Natal é quando celebramos o nascimento de Cristo.
Mas será que Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro?
A palavra “Natal” significa nascimento. A “festa de Natal” ela não se inclui entre as festas bíblicas,

como:
Yom Kippur – Dia do perdão - Levítico 23: 27-33;
Sucot - Festa dos Tabernáculos - Levítico 23: 34-43;
Pessach - Festa da Páscoa - Êxodo 12;
Shavout – Pentecostes - Levítico 23: 15 a 21;
Festa do Purim - Baseada no livro de Ester
Hanuká – Festa da Dedicação – João 10: 22-30

A origem da comemoração natalina se deu historicamente a partir do século IV, quando a Igreja Católica Romana instituiu esta comemoração, e daí se expandiu ao protestantismo, e ao resto do mundo.
No Natal são utilizados alguns símbolos como por exemplo:
O presépio
O presépio representa a história do nascimento de Jesus. Para quem não sabe ler, o presépio é uma ferramenta ótima para ensinar essa história. Cada figura conta uma parte da história que está na Bíblia: o bebê na manjedoura, o pai e a mãe, os pastores, os magos, os anjos e a estrela.
O presépio só se torna um problema se a pessoa o adorar. Isso é idolatria. Se você se sente tentado a adorá-lo, evite o presépio (1 João 5:21). Mas se é só para lembrar a história do Natal, não tem problema.
A árvore de Natal
Normalmente um pinheiro é enfeitado com luzes e pequenos objetos. Alguns dos objetos têm um significado cristão:
• A estrela – representa a estrela que levou os magos até Jesus
• Os anjos – representam os anjos que anunciaram o nascimento de Jesus
Outros objetos são apenas decorativos, para embelezar, como as bolas coloridas, os sinos e os fios de várias cores. Não há nada com um significado claramente pagão, que promove a idolatria.
A árvore de Natal pode ser simplesmente decorativa ou servir como lição. Tal como o presépio, alguns dos símbolos da árvore de Natal podem ser usados para ensinar a história do nascimento de Jesus. Temos liberdade para escolher se queremos ter árvore de Natal ou não.
O Papai Noel
O Papai Noel é uma história de um velhinho que dá presentes às crianças no Natal. Ele é baseado num homem chamado São Nicolau, que gostava de crianças e repartia seu dinheiro com os pobres.
Entendendo que é só uma brincadeira, a história do Papai Noel pode ser usada de forma inofensiva. Com alguma sabedoria dos pais, o Papai Noel pode ser usado para estimular a imaginação das crianças mais pequenas. O exemplo de São Nicolau também pode ser usado para ensinar generosidade e amor aos outros (Provérbios 22:9).
Presentes de Natal
A tradição dos presentes do natal é inspirada na história dos Três Reis Magos, que levaram ao menino Jesus ouro, mirra e incenso de presente.
Luzes e velas
Jesus é a luz do mundo. Ele ilumina nossos corações, afastando a escuridão do pecado (João 8:12). As luzes de Natal podem ajudar a lembrar isso.
Hoje em dia, as luzes são usadas só como uma decoração bonita, sem significado religioso. Deus criou a beleza para ser apreciada. As pessoas podem usar luzes e velas como decoração.
Por outro lado, velas e luzes são usadas em algumas tradições para idolatria ou para rezar pelos mortos. Isso é errado. Se essa é sua motivação, não use luzes ou velas.
Guirlandas
As guirlandas são feitas de ramos verdes e frutas vermelhas. Acredita-se que elas sejam uma referência à coroa usada por cristo durante sua crucificação e que as frutas vermelhas simbolizem o sangue.
Hoje as guirlandas costumam ser penduradas nas portas das casas e simbolizam um convite para que o “espírito natalino” entre na casa.
Ceia de Natal
As ceias de Natal são tradições que vêm dos povos antigos europeus, que costumavam fazer banquetes para celebrar os alimentos e a fartura do ano.
As ceias de Natal hoje costumam ser realizadas na noite do dia 24 de dezembro e são uma das ocasiões mais importantes para a reunião das famílias cristãs.


De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo nasceu em Belém (Palestina) e era filho de José e Maria. José era um judeu e precisava ir para Belém participar de um censo que seria realizado pelo Império Romano.
José e Maria saíram de Nazaré e viajaram 140 km até Belém, pelas margens do Rio Jordão. Maria fez a viagem montada em uma mula, pois precisava poupar energia para o parto.
Chegando na cidade, Maria e José não conseguiram lugar na hospedaria, que estava lotada. O casal, então, foi colocado em uma caverna que era utilizada como estábulo.
Maria deu à luz a Jesus Cristo naquela noite e colocou o bebê em uma manjedoura. Logo após seu nascimento, Maria e José receberam a visita dos Três Reis Magos - Melchior, Baltazar e Gaspar. Os Reis Magos foram guiados pela Estrela de Belém até o local do nascimento e entregaram como presentes à família ouro, mirra e incenso.
Por que o Natal?
Por que Deus enviou Seu filho a este mundo? Ele nos enviou Jesus para que um dia, Ele crescesse e se tornasse a parte mais importante da história da humanidade. Sua vida em verdade e amor trouxe salvação e esperança a todos nós. Sem Jesus, morreríamos em nossos pecados.
Jesus nasceu para pagar o preço exigido por Deus, para que pudéssemos ser perdoados. A Bíblia diz que todos pecaram. Todos nós nascemos com uma natureza pecaminosa. Fazemos coisas que não agradam a Deus. Através dos pecados de Adão e Eva, todos nós herdamos essa natureza inclinada ao mal.
Precisamos que isso seja controlado. O único caminho é através de Jesus. Jesus veio para que Ele pudesse morrer na cruz por nossos pecados. Se acreditarmos que Jesus morreu em nosso lugar, podemos pedir que Ele venha ao nosso coração e nos perdoe.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
1 João 1:9
Nós podemos realmente ser felizes no Natal! Não importa o que aconteça, podemos saber que somos os Seus filhos. Nós nos tornamos filhos e filhas de Deus.
Olhe para o Natal de uma maneira nova este ano! Este é o ano para convidar Jesus para o seu coração. Você terá então um “Feliz Natal”. A alegria e a paz que você receberá durarão por todo o ano.

Leia também:
O envelope branco na árvore de Natal
O jumentinho vaidoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário